5 ou 4 Dias Costa Vicentina

Aljezur – Odeceixe – Aljezur

Parque Natural SW Alentejano e Costa Vicentina & Interior Bravio

Quando? À pedido.

Dia de Chegada (opcional):
Aljezur - Vale das Amoreiras
16h Chegada & Introdução ao maneio do burros.

Dia 1: 14,2 km.
Vale Amoreiras - Serrao – Praia Amoreira – Serrao

10h00. Depois de prepararmos os burros em conjunto, caminhamos pelos montes brandos e verdejantes, aproximando-nos à planície costeira, passeiando por caminhos antigos, meio abandonados, cruzando uma ribeira e um vale quase esquecido. Uma vez na planície encontramo-nos em pleno Parque natural SW Alentejano e Costa Vicentina. Grandes pastagens de gado, floresta sombria de pinheiros mansos, dunas, falésia e praia dão-nos as boas vindas. Beleza!
Dificuldade: média. Passar uma ribeira. 1km de caminhos areioso.

Dia 2: 8 km
Serrão – Rogil – Praia Vale dos Homens – Pêro Vicente

11h00. Partida do Serrao rumo Norte por paisagem plana, terrenos agrícolas, pastagem e pinhais. Na aldeia Rogil, a capital da batata doce, um café é sempre bemvindo antes de continuarmos até a nossa praia favorita, Vale dos Homens. Enquanto os burros aguardam em cima, os companheiros caminhantes podem usufruir da bela praia. Dependendo da condição física, caminhamos ainda um bocado pela falésia, ou seguimos linha recta por um pinhal romântico. Pouco antes da chegada desta etapa descemos e subimos um vale com ribeira, e, cá chegamos, a Quinta Pero Vicente.
Dificuldade: média.

Dia 3: 14 km.
Pêro Vicente – Esteveira – Praia Odeceixe - Odeceixe

10h30 Continuamos o nosso trekking com burros pelo Parque Natural, no qual nos situamos desde onten, desde Rogil. Vamos rumo Norte, em cima das falésias, sempre com uma vista maravilhosa à Costa Vicentina e o Atlântico. Em partes o percurso passa pelo interior, evitando barrancos. Acabamos o nosso percurso costeiro na Praia de Odeceixe para depois continuar rumo à aldeia Odeceixe.
Dificuldade: média, zonas húmidas, outras areosas

Dia 4: 12,5 km.
Odeceixe – Vale das Amoreiras, sitio dos burros

10h30 Hoje vamos regressar à casa caminhando pelo interior de Aljezur. Paisagem plana, caminhos areiosos, campos, pastagem, sobreirais, pinhais e eucaliptais, áreas mais bravias com vegetação densa e sempre a vista: a Serra de Monchique. Os últimos três kilómetros caminhamos por montes brandos e verdejantes até chegarmos ao sitio dos burros, o Vale das Amoreiras.
Dificuldade: média.

Chegada pelas 15h. Despedida.

Preço, contacte-nos burros.artes@gmail.com

Nenhum comentário: